Entrar

Login para a sua conta

Senha

Este elaborado projeto de cerca elétrica se diferencia dos demais por disparar um alarme no caso de corte dos fios da cerca.

Este elaborado projeto de cerca elétrica se diferencia dos demais por disparar um alarme no caso de corte dos fios da cerca. Aparelhos comerciais são caros e este projeto tem todas as funções dos mesmos com um custo menor.

Este circuito é formado basicamente por dois astáveis 555. O primeiro é U1 e os componentes à sua volta fazem-no oscilar em alta freqüência para produzir os pulsos do primário de uma bobina de ignição de carro, gerando assim a alta tensão. A alta tensão é aplicada à cerca, e retornando ao circuito, informa que não houve rompimento desta.

O segundo astável controla o primeiro, operando numa baixa freqüência, para que não haja alta tensão continuamente, mas sim umas 2 a 3 vezes a cada segundo. TP1 ajusta a alta tensão e TP2 ajusta os pulsos, o que pode ser monitorado pelo LED amarelo. PB1 resseta o sistema em caso do disparo do alarme. Nesse caso, a alta tensão é interrompida. A sirene é do tipo de alta potência com oscilador interno. SW1 desliga o circuito.




Comentário:

Embora esta versão de cerca elétrica seja bastante sofisticada pela quantidade de componentes que usa e pela utilização de um sistema de monitoramento, o projeto pode ser facilmente alterado conforme as necessidades do leitor. Lembramos sempre que neste tipo de projeto o ponto mais crítico é o isolamento do circuito da rede de energia, uma vez que isso envolve segurança. O circuito deve dar choque, mas não deve matar e um contato direto com a rede de energia é extremamente perigoso.

*Originalmente publicado na revista Eletrônica Total - Fora de Série - Ano 19- N° 132- 2008