Entrar

Login para a sua conta

Senha
A Agilent Technologies lança o 3GPP LTE, uma solução para o software de análise vetorial da série 89600. A nova opção possibilita aos engenheiros de estações radiobase acessar uma solução compreensivel para análise de sinais no teste da camada física LTE e, com isso, encontrar falhas em componentes e transceptores LTE.

A opção 3GPP LTE permite a análise de sinais da estação até a antena, trabalhando com sinais digitalizados ou analógicos, tanto no uplink como no downlink.

Essa opção é especialmente projetada para engenheiros R&D que desejam penetrar profundamente nas características de RF e modulação de um protótipo LTE. Com ela é possível fazer a análise e medidas de espectro e EVM em um quadro inteiro, assim como dos sinais de referência e sincronização.

Juntamente com o software Agilent 89600 VSA, obtém-se a única ferramenta de análise capaz de trabalhar com sinais LTE de uplink (SC-FDMA) e downlink (OGDMA) numa única opção. Como resultado, os engenheiros de R&D podem realizar medidas de transmissores tanto na estação radiobase quanto na estação móvel, usando a mesma solução.

As medidas podem ser realizadas em qualquer ponto do diagrama de blocos, da antena à estação radiobase, usando analisadores de espectro e sinal, oscilocópios e analisadores lógicos.

Isso significa que os engenheiros podem usar apenas um console de medidas, com resultados consistentes em qualquer parte dos blocos do sistema, em lugar de terem de criar e usar algoritmos próprios para sua utilização. Com isso, obtém-se uma economia de tempo e custos para as medidas que devem ser realizadas.

A opção 3GPP LTE, juntamente com a série de analisadores de espectro PSA, proporciona uma capacidade EVM de -50 dB para um sinal LTE de 10 MHz, capacidade que é importante para se trabalhar com esquemas de modulação até o 64 QAM.

As medidas que podem ser realizadas incluem EVM por portadora OFDM, EVM por símbolo OFDM, EVM por slot e EVM por bloco de fornecimento, uma medida única da Agilent. Outro destaque é o recurso de acompanhar RMS EVM, assim como portadores para EVM individuais, símbolos, slots para todos os sinais LTE e canais.


A solução 3GPP LTE da Agilent para análise de sinais suporta todas as larguras de faixa LTE até 20 MHz, com estrutura de frames tipo 1 FDD, e também formatos de modulação BPSK, QPSK, 16QAM, 64QAM assim como seqüências de modulação, incluindo CAZAC e OSxPRS.

O software analisa cada uma das quatro portas de transmissão de antena definidas pelo transmissor LTE de downlink. A autodetecção do downlink também é possível, tanto com entrada manual de salva de dados como autorecall dos arquivos de setup do Agilent Signal Studio.

Para o uplink LTE, a solução suporta meio deslocamento de sub-portadoras como definido pelo padrão 3GPP, uma capacidade única oferecida pela Agilent.

Além disso, ele destaca uma interface que inclui seis displays simultâneos selecionados pelo usuário, o que proporciona um modo muito eficiente de se visualizar os resultados das medidas realizadas.


*Artigo originalmente publicado na revista Saber Eletrônica - Ano 44 - Número 422- Março de 2008